quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Muito estranho sintomas de falha de disco rígido


Há poucos dias tive de reparar um notebook com sintomas que não se parecia com uma falha do disco rígido em tudo. Mas o problema foi resolvido depois de eu substituir o disco rígido.

Foi Toshiba Satellite A70-S249 notebook com o seguinte problema.
Ao pressionar o botão de energia, o laptop começa a funcionar como de costume e um logotipo Toshiba vermelha aparece na tela. Depois de um momento o logo desaparece ea tela fica preta sem nenhuma imagem fraca e cursor piscante. A luz azul ao redor do botão de energia permanece e os fãs continuam a rotação normal, mas nada aparece na tela. Notei que o disco rígido LED pisca verde na inicialização e depois que não mostra a atividade em tudo. Após uma inspeção mais notei que a tela não é completamente preto (como morto preto), que não tinha qualquer imagem sobre ele, mas tinha uma luz muito fraca (eu diria cerca de 3-5% de luminosidade normal). Eu era capaz de ver que há alguma luz depois de eu ter pressionado o interruptor perto da tampa e virou-se para o ecrã completamente preto.


Aqui estão os meus passos para solucionar problemas que eu passei para encontrar o problema.
Primeiro de tudo, ter o módulo de memória e não recebi qualquer alteração. Removida a placa wireless, ainda tinha o mesmo problema.
Depois que eu retirei o disco rígido e iniciou o computador. Desta vez eu tenho algo. O notebook com êxito o ecrã Toshiba e começaram a procurar por um dispositivo de arranque. Eu tenho alguma atividade na tela. Para se certificar de que o próprio notebook funciona bem, eu iniciado a partir do Knoppix (Linux Live CD) e carregado com êxito o sistema operacional Linux para o desktop. Então, esse é o problema do disco rígido!
Eu instalei o disco rígido de volta no laptop e tentou arrancar-lo novamente. A mesma falha ocorreu novamente, eu tenho uma tela preta com uma luz muito fraca e nenhuma atividade do disco rígido em tudo. Eu testei o disco rígido com a Hitachi teste DFT e falhou um teste avançado. O problema é detectado!
Finalmente eu instalei um novo disco rígido, recriada a unidade com um DVD de recuperação e conseguiu o laptop voltar a funcionar.

Pela maneira, mesmo que o disco rígido do cliente falhou no teste DFT, eu ainda era capaz de acessar de outro computador. O cliente teve importantes arquivos pessoais na unidade falhou. Liguei para o nosso computador desktop usando recuperação Adaptador IDE. A "falha" do disco rígido foi detectado sem problema nenhum e eu era capaz de recuperar os dados.